Como funciona a garantia?

A Kia, por meio de Concessionárias Autorizadas, garante seu veículo novo contra defeitos de materiais e/ou de fabricação das peças, devidamente comprovados pela Concessionária Kia, sujeito aos termos e condições prescritos no manual de garantia e manutenção do veículo. Para solucionar qualquer problema coberto pela garantia, a Concessionário Kia deve realizar os reparos necessários, em seu estabelecimento, com utilização de peças originais Kia. Os serviços devem ser realizados sem custo ao proprietário desde que seja reconhecido o defeito e observadas as condições normais de uso e manutenção do veículo.

5 anos garantia

GARANTIA

5 ANOS

Toda a linha de passeio possui garantia de 5 anos ou 100 mil km, prevalecendo o que primeiro ocorrer. A Kia garante seu veículo novo contra defeitos de materiais e/ou de fabricação das peças, conforme os termos e condições prescritos no manual.

GARANTIA

3 ANOS

O comercial leve Bongo K2500 tem garantia de 3 anos ou 100 mil km, prevalecendo o que primeiro ocorrer. Mais tranquilidade para quem procura um Veículo Urbano de Carga (VUC) que ofereça versatilidade e baixo custo.

3 anos garantia

Cobertura da garantia

A) Cobertura básica O período de Cobertura Básica de garantia tem início a partir da data de venda do veículo ao primeiro proprietário e termina no momento da expiração do Período de garantia e/ou quando da ocorrência de fatores que excluem o veículo da garantia. 

B) Período de garantia - 5 anos ou 100.000 km: o período de garantia é de sessenta (60) meses ou cem mil (100.000) km, prevalecendo o que primeiro ocorrer. Todo o veículo está coberto durante este período, exceto os itens especificados no manual de garantia e manutenção do veículo como sendo de desgaste natural, itens não cobertos ou com cobertura diferenciada. - 3 anos ou 100.000 km: o período de garantia é de trinta e seis (36) meses ou 100.000 km, prevalecendo o que primeiro ocorrer. Todo o veículo está coberto durante este período, exceto os itens especificados neste Manual como sendo de desgaste natural, itens não cobertos ou com cobertura diferenciada. 

C) Garantia legal No período descrito como garantia básica já está incluso o período da garantia legal (90 dias, conforme disposto no Art. 26, inciso II do Código de Defesa do Consumidor). 

D) Defeitos A garantia cobre qualquer reparo necessário durante o período de garantia, decorrente de defeitos de material e/ou de fabricação de peças e componentes ou equipamentos e acessórios que equipavam originalmente o veículo, bem como custos de mão de obra e/ou peças substituídas. 

E) Corrosão (oxidação) Qualquer painel metálico componente da carroceria do veículo, que possa comprometer a aparência externa do mesmo, está coberto contra corrosão e/ou oxidação pelo período de trinta e seis (36) meses ou cem mil (100.000) km, prevalecendo o que primeiro ocorrer. Neste prazo já estão inclusos os (90) noventa dias da garantia legal. 

F) Peças de reposição Kia Fora do período de garantia Básica, a garantia de peças de reposição originais Kia quanto a defeitos de fabricação é de noventa (90) dias e tem início na data de emissão da nota fiscal de venda, conforme disposto no Art. 26 inciso II do Código de Defesa do Consumidor. Para usufruir deste benefício, mantenha consigo as notas fiscais de peças e serviços para comprovação das condições acima citadas. Não serão cobertos defeitos relacionados à montagem inadequada de componentes; portanto, as peças vendidas no balcão deverão ser vistoriadas pelo Concessionário após a instalação. 

Nota: Em caso de instalação de uma peça de reposição dentro do período de Cobertura Básica, a peça instalada terá a mesma cobertura do período restante da garantia básica do veículo.

Garantia diferenciada

Os itens relacionados a seguir estão sujeitos a cobertura de garantia diferenciada: 

A) Bateria 
A garantia da bateria original é de doze (12) meses ou 20.000 km, o que primeiro ocorrer. As baterias nacionais instaladas nos veículos Kia são cobertas por termos e condições específicos estabelecidos pelo próprio fabricante da bateria. Nestes prazos já estão inclusos os noventa (90) dias de garantia legal.

B) Ar-condicionado 
A reposição da carga de gás refrigerante somente será coberta pela garantia quando for consequência de falhas de componentes e/ou reparos cobertos pela garantia Básica, desde que não tenha havido nenhuma ação provocada por agentes externos como batidas de pedras ou acidentes.

C) Pneus
A garantia dos pneus é de responsabilidade do próprio fabricante de pneus, portanto as reclamações devem ser feitas diretamente aos representantes do fabricante.

D) Vidros
Os vidros são cobertos em garantia por três (3) meses contra trincas ou quebras desde que a falha tenha sido provocada por defeitos de fabricação e/ou irregularidades de montagem do fabricante.

E) Sistema de áudio
O sistema de áudio original KIA está coberto pelo período de trinta e seis (36) meses ou cem mil (100.000) km, prevalecendo o que primeiro ocorrer. O sistema de áudio não original é coberto pela garantia do próprio fabricante conforme termo específico.

F) Amortecedores
Os amortecedores do veículo estão cobertos pela garantia por doze (12) meses ou 20.000 km, o que ocorrer primeiro. Neste prazo já estão inclusos os noventa (90) dias de garantia legal.

O que não é coberto pela garantia?

a) Danos causados por fatores fora de controle do fabricante, conforme situações a seguir:
• uso abusivo do veículo, tal como dirigir em trechos não transitáveis como trilhas, locais arenosos ou alagados, transportar excesso de carga, utilizar o veículo em competições esportivas ou “rachas”, etc. (o uso correto está descrito nos Manuais do Proprietário e do Condutor).

• acidentes por colisão, impacto por agentes externos, roubo, incêndio, manifestações de rua, desastres naturais como terremoto, inundações, tempestades, etc. 

• corrosão superficial causada por agentes externos ou pelo meio ambiente como chuva ácida, precipitação radioativa aerotransportada (material químico, seiva de árvores, etc.), sal, pedregulhos, insetos, granizo, tormentas, raios e outros casos fortuitos. 

• consequência de acidentes e/ou ação de agentes externos ocorridos anteriormente. 

B) Qualquer tipo de dano causado por:
• falta de manutenção, manutenção inadequada ou em desacordo com o plano de manutenção conforme prescrito nos Manuais do Proprietário e de garantia e manutenção.

• uso de lubrificantes, óleos ou combustíveis não especificados no Manual do Proprietário e/ou não recomendados pela Kia. 

• modificações na estrutura do veículo que alteram suas características originais tais como: instalação de turbo, alongamento de chassi, alarmes, peças não originais, conversão de combustível, etc. 

• acidentes que culminaram em defeitos em peças próximas ou relacionadas. 

• falta de uso do veículo por períodos prolongados 

C) Desgaste natural
O desgaste normal de componentes devido ao tempo de uso tais como: palhetas do limpador de para-brisa, correias, tambores, discos, lonas e pastilhas de freio, amortecedores, disco, platô e colar de embreagem, velas, lâmpadas, fusíveis, vedadores, retentores, mangueiras, rolamentos de roda, bicos e válvulas injetoras, buchas e terminais de suspensão, tubulação e silencioso de escapamento, juntas, etc. Isto também inclui rasgos, descoloração, deformação e envelhecimento de componentes de acabamento do veículo quando decorrentes de exposição excessiva aos raios solares.

D) Serviços de manutenção normal ou programada
• limpeza e/ou polimento do veículo, complemento ou substituição de óleos, fluidos e líquido de arrefecimento, limpeza ou substituição de filtros de ar, combustível ou óleo.

• substituição e/ou ajustes de componentes, sujeitos a desgaste natural (conforme relacionados no item c). 

Nota: Os itens de “Manutenção Periódica Programada” são descritos neste Manual e os “Cuidados com a Parte Externa” estão descritos no Manual do Proprietário. 

E) Serviços de pequenos ajustes e/ou regulagens
Regulagens de motor, freio, embreagem, faróis, alinhamento e balanceamentos de rodas, limpeza de bicos injetores, etc.

F) Despesas por impossibilidade de uso do veículo
Qualquer perda financeira, lucro cessante pela falta temporária do veículo. Isto também inclui, sem exceção, despesas com remoção e traslado do veículo para reparo, bem como de seus ocupantes, estacionamento, veículo reserva, aluguel de outro veículo, viagens, hotel, refeições, serviços de táxi e outras despesas ou danos.

G) Controle de poluição
Qualquer regulagem visando o controle e/ou ajuste de emissão de poluentes (gases, fumaça preta e ruído), decorrente de combustível ou óleo lubrificante contaminados ou fora de especificação, filtros não originais ou trocados fora de prazo, uso abusivo do veículo, etc.

H) Substituição de agregados completos
Em nenhuma hipótese serão substituídos agregados completos como motor, transmissão, carroceria ou mesmo o veículo completo como decorrência de defeitos em peças ou componentes.

I) Custo sobre a carga
Qualquer custo de manutenção, estocagem ou transporte de carga que estiver sendo transportada quando da ocorrência de impossibilidade de uso do veículo.

Condições que excluem o veículo da garantia

A) Manutenção inadequada
• falta de manutenção;
• falta de lubrificação e/ou falta de substituição de filtros nas quilometragens intermediárias às revisões (quando aplicável);
• manutenção mal feita ou em desacordo com o Plano de Manutenção Periódica Programada ou fora dos limites de quilometragem previstas;
• utilização de combustíveis, óleos ou lubrificantes diferentes dos especificados e/ou recomendados pela Kia.

B) Uso de peças não originais Kia 

C) Reparos, revisões, regulagem ou substituição de componentes realizados fora da Rede de Concessionários Kia 

D) Adulteração do odômetro do velocímetro 

• quilometragem adulterada propositadamente por desligamento do velocímetro ou quando existir evidência de atraso de quilometragem notada por conflito de Ordem de Serviço ou, outras evidências que comprovem a adulteração. 

Nota: Quando for necessário substituir o painel de instrumentos ou o conjunto do velocímetro, a substituição do componente, bem como o preenchimento do “Registro de Substituição de Velocímetro”, constante manual de garantia, deve ser efetuado por um Concessionário Kia. 

E) Ausência ou adulteração de lacres 

- 5 anos ou 100.000 km: ausência ou adulteração de quaisquer lacres do veículo. 

- 3 anos ou 100.000 km: ausência ou adulteração de quaisquer lacres do veículo, peças ou conjuntos
Nota: No caso de instalação de tacógrafo, o proprietário deve assegurar que um Concessionário Kia rompa e recoloque o lacre do velocímetro, num prazo de 72 horas, sob pena de ter excluído seu veículo da garantia. Este procedimento somente será válido desde que devidamente registrado no “Registro de instalação de tacógrafo” constante no manual de garantia.

F) Acidentes de grande monta, recuperação de veículo sinistrado ou perda total; 

G) Qualquer alteração nas características originais do veículo. 

H) Falta de uso do veículo por períodos prolongados.

Extensão de garantia

Nenhum Concessionário ou funcionário Kia, nem mesmo qualquer pessoa e/ou representante está autorizado a estender ou modificar o prazo de garantia. A Kia do Brasil não se responsabiliza por nenhum outro tipo de garantia a não ser a expressa neste manual.

Responsabilidades do proprietário

A) Manutenção e revisão 

Utilizar e manter apropriadamente seu veículo Kia de acordo com as instruções contidas neste Manual e no Manual do Proprietário. 

• cumprir rigorosamente o Plano de Manutenção Periódica Programada descrito neste manual. 

• entregar o veículo limpo e em condições adequadas quando da ocasião de serviços de manutenção em Concessionários Kia. 

• quando constatar mau funcionamento ou defeito em seu veículo, o proprietário deve conduzi-lo imediatamente a um Concessionário Kia para ser inspecionado e reparado. 

Inspecionar frequentemente os painéis de metal da carroceria de seu veículo e se for notado qualquer irregularidade como descascamento ou riscos, providencie o retoque imediatamente. Além disso, sob condições severas de uso, deve-se tomar cuidados especiais para a melhor proteção e conservação do seu veículo contra corrosão. 

• se você dirige em terrenos salinos ou lamacentos e áreas litorâneas, lave frequentemente (quinzenalmente) a parte inferior de seu veículo com água corrente e limpa. 

• inspecione frequentemente os orifícios de drenagem do assoalho da carroceria e certifique-se que estão desobstruídos. 

• se o seu veículo sofreu algum tipo de acidente ou qualquer tipo de ação que tenha causado danos à pintura, leve o seu veículo Kia para ser reparado o mais urgente possível. 

• se você transporta cargas especiais, tais como substâncias químicas, fertilizantes, sais ou outras substâncias corrosivas, certifique-se que estes materiais estejam sempre bem embalados e vedados. 

• utilize seu veículo com frequência, pois a falta de uso pode comprometer a vida útil de muitos componentes importantes e em muitos casos até excluir o veículo da Cobertura Básica de garantia. 

• não deixe seu veículo permanecer por longos períodos sem funcionar. Caso isto aconteça, troque o óleo do motor a cada seis (6) meses para evitar a perda do poder normal de lubrificação devido à oxidação do óleo. 

• funcione periodicamente todos os equipamentos do veículo. 

B) Registro de Manutenção Periódica Programada 

Para que seu veículo possa usufruir de todos os benefícios oferecidos pela garantia Kia é muito importante seguir o “Plano de Manutenção Periódica Programada” obedecendo rigorosamente os prazos estabelecidos. Após a realização das revisões e serviços, certifique-se que foram preenchidos e carimbados os campos de Controle de Manutenção. Guarde estes registros, bem como as notas fiscais referentes e mantenha-os disponíveis para dirimir dúvidas futuras.

Guia do proprietário

A) Aplicação da garantia
A garantia é aplicada, durante o período estabelecido, a todos os veículos Kia devidamente registrados e comercializados no território brasileiro, pela rede autorizada da KIA Brasil.

B) Modificação do produto
 A Kia se reserva o direito de efetuar quaisquer mudanças nos veículos fabricados e vendidos pelos Concessionários Kia, a qualquer momento, sem notificação prévia, e sem nenhuma obrigação de estender estas modificações aos modelos de veículos comercializados anteriormente.

C) Quando você necessitar contatar a Kia
Sua satisfação é nosso objetivo. Estamos aqui para ajudá-lo. Todos os Concessionários Kia contam com treinamento, conhecimento e ferramentas para assegurar a perfeita manutenção de seu veículo. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão em relação ao seu veículo Kia ou mesmo sobre os serviços prestados por um de nossos Concessionários, recomendamos os seguintes passos:

Passo 1: Contate seu Concessionário Kia 

Primeiramente analise o caso com o seu Concessionário. Esta é a melhor e mais rápida maneira de solucionar seu problema. Se o seu problema não for resolvido pelo Gerente de Peças e Serviços, procure imediatamente o Gerente Geral ou o proprietário do Concessionário Kia. 

Passo 2: Contate o Centro de Operações da Kia Caso não consiga resolver seu problema, comunique-se com o ’’CAC - CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR’’, cujo funcionamento ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados, pelo telefone ou e-mail abaixo: 

0800-77-11011
contato@kia.com.br

D) Modo correto de obter serviços em garantia
Leve seu veículo ao Concessionário Kia, juntamente com neste manual, durante o expediente normal de atendimento. Embora seu veículo possa ser atendido em garantia por qualquer Concessionário Kia do país, a Kia recomenda que, sempre que possível, o veículo seja levado à oficina do Concessionário Kia onde o mesmo foi adquirido.